quarta-feira, 9 de março de 2011

Emoções e sentimentos

Que coisa é essa que mexe com a gente? Que de uma hora para outra faz um vendaval em nosso interior? Acho que o que move o homem ou o torna humano é a emoção, mas o que é isso que às vezes nos torna irracionais?
O que gera ou aciona o botão da emoção? Penso que essa coisa que aparece no nosso interior sem nenhum aviso prévio é o que nos faz sentir a vida e vivos. Quem nunca sentiu um aperto no peito após assistir um filme de drama? Parece que aquela “dor” atravessa os limites da tela e da realidade nos envolvendo, vindo em ondas, nos fazendo pensar, refletir e chorar.
Quem nunca sentiu o coração acelerar pelo simples fato de ouvir a voz da pessoa amada? E quem consegue prender seu melhor sorriso ao ver uma pessoa querida? Em uma situação de medo, susto e raiva o sangue parece que ferve, sentimos passar em nossas veias, as mãos gelam o corpo responde. Uma musica um som, um perfume. Um timbre de voz, uma palavra, um gesto. Situações ou fragmentos de coisas que nos remetem a algo ou lugar, que vem com uma intensidade capaz de formar um furacão em nosso interior.
Tem momentos em que o riso solta frouxo sem reservas e sem não nenhum motivo, basta um amigo, uma situação engraçada, uma cena hilária, uma palavra pronunciada no lugar e momento errado já é o suficiente para desencadear uma alegria sem razão, um sorriso verdadeiro capaz de nos tornar crianças. Que coisa é essa? O que faz com que sem motivo aparente apareça uma tristeza em nosso coração? Que nos faz  uerer ficar quietos,sem conversar, sem falar? Que nos leva a uma intima solidão? Que nos faz pensar na vida, naquilo que somos e queremos? Que força é essa que existe em cada um de nós?
O que existe no homem capaz de fazer com que uma brisa no rosto, o barulho do mar, o atrito da areia nos pés, a imensidão do céu azul, o doce aquecer do sol ao amanhecer, um abraço de alguém especial, um simples toque, o cheio de terra molhada, faça o nosso corpo arrepiar-se e uma sensação boa invadir o nosso ser de dentro para fora, uma satisfação sem explicação proporcionando um êxtase capaz de nos aproximar do céu?
Há quem diga que são sensações, reações químicas originadas no cérebro através dos sentidos, emoções ou sentimentos. Não sei nem saberia o que é isso que existe dentro de nós muitas vezes latente, visível e ate palpável, outras vezes adormecido, esquecido e invisível. Não sei o que é isso que torna a gente Gente, Humano, só sei que vem contrastes que nos alegra ao mesmo tempo em que entristece que nos faz rir e chorar. Não sei que coisa ou força é essa, so sei que é isso que nos torna melhores, que nos faz sentir a vida pulsando em nossas veias, que nos torna vivos e humanos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário