quarta-feira, 9 de março de 2011

Seres Humanos ou Seres Indiferente?

Ao falarmos de seres humanos vêm em nossas mentes todos os seres vivos racionais. Falamos tanto e a todo tempo que simplesmente não nos damos conta do quão essas duas palavras tem a nos dizer. Separando ou analisando cada palavra encontraremos o significado de SER = tornar-se e HUMANO = Próprio do homem; compassivo; humanitário. Ser humano nada mais é que “tornar-se compassivo” simplesmente ser sensível aos males alheio.
Parece que há uma contradição enorme entre o significado e a coisa significada. O homem deixou de Ser, deixou de existir para a ação humanitária, esqueceu a compaixão. Será que quem é sensível aos males do próximo mata, rouba, aniquila, maltrata? Ludibriar, enganar, mentir é próprio do homem? A custa de nada se tira a vida de alguém, pessoas de bem vivem presas em suas próprias casas como medo do outro, parece que o mundo perdeu sua essência e o homem a sua humanidade.


A cada dia há menos compaixão, benevolência, complacência, clemência ou tudo que está relacionado a natureza humana. Não pretendo que as pessoas se tornem anjos, mas que simplesmente tornem-se humanas, que tenham amor por si e pelo outro. Não é e não pode ser da natureza humana querer se beneficiar às custas do fracasso alheio, tirar a vida, ser insensível com o próximo, humilhar e fazer sofrer.
Quem é benevolente e compassível não destrói o ambiente em que vive, não pensa só em si, mas ajuda, auxilia, preserva, sofre com o outro e indigna-se com a maldade e a destruição, é bom, faz uso da justiça e faz o outro feliz. E o homem ou aqueles que conhecemos estão sendo Seres Humanos? Estão usando de benevolência, de compaixão, de clemência? Ajudam o seu próximo simplesmente por ajudar? Querem o bem comum? Preservam o meio ambiente, não destrói a vida de jovens e crianças com drogas, não abandona crianças e idosos? Não é corrupto, não faz pouco caso da fé do outro?
Estamos assim? Estamos sendo Seres Humanos? Ou simplesmente somos indiferentes? O que importa é que a minha casa e minha família estejam bem, os outros não me interessam. Tudo estando bem para mim é o que importa? Infelizmente estamos deixando de Ser Humano para nos tornar Ser Indiferente. Pessoas desinteressadas pelo que acontece com o outro, pessoas sem afeto, sem interesse, insensíveis, apáticas.
A cada dia somos mais indiferentes, indolentes e irresolutos. Estamos deixando a nossa humanidade de lado, o bem comum para o bem individual. A nossa coletividade esta esquecida, o que importa é o individual a regra agora é “primeiro eu, segundo eu, terceiro eu”. Que pena que a expressão que define o homem perdeu o seu real significado. Mas tenho a esperança de um dia esse Ser Indiferente de hoje se torne o bom Ser Humano com toda força e grandeza que esse nome possui.




Um comentário:

  1. Perfeito! Infelismente trata de uma situação que não deveria existir.Mas a reflexão é excelente.

    ResponderExcluir